Apocalipse 2 – Segunda Morte – Inferno Eternamente – Estudo Bíblico

Segunda morte

Inferno Eternamente

2.11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

Primeiramente antes de começar a explicar o que significa da segunda morte, é importe explicar o que morte?

Para iniciar, morte ou morrer é um das únicas certezas que qualquer ser humano tem na vida, por outro lado o que significa especificamente para a palavra morte é: “Óbito ou falecimento; cessação completa da vida, da existência; Extinção; falta de existência ou ausência definitiva de alguma coisa: morte de uma espécie; morte da esperança; morte de uma planta”.

Bem já sabemos a definição de “Morte” no sentido humano, podemos comparar este significado com o que Jesus Cristo fez, onde mesmo Ele sendo Filho de Deus humilhou-se a sim mesmo e além de obediente ao Pai, Ele também foi obediente à morte e morreu na cruz.

No versículo abaixo podemos ver claramente que há dois sentidos da palavra morte: 1- como lugar; 2- como fim da vida ou da carne.

“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Filipenses 2:8

Mas o que significa então morte na palavra de Deus?

Segundo a bíblia quando morrermos teremos um local ou lugar assim como o inferno, como podemos ver no versículo a seguir:

“Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte?

Jó 38:17

Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte.

2 Samuel 22:6

Todas as pessoas que seguem os prazeres da carne neste mundo estão direcionando as vossas almas para morte, isso porque estão vivendo uma vida de pecado.

Por outro lado, aqueles que estão direcionando as suas vidas para o Espírito de Jesus estão garantindo a vida e a paz eterna para vossas almas, porque no dia do juízo final as nossas vidas serão pesadas e teremos nossas almas direcionadas ou para a morte e o inferno ou para a vida eterna com Deus, seu Filho Jesus e os seus anjos no céu na nova morada eterna.

Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

Romanos 8:6

O Senhor me castigou muito, mas não me entregou à morte.

Salmos 118:18

Como agora já sabemos o que é morte podemos então entender o que é a segunda morte, esta segunda morte pode ser esclarecida com os seguintes versículos:

Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.

1 Coríntios 15:26

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

Apocalipse 20:14

O que é a Segunda Morte?

Logo podemos concluir que a segunda morte é lugar onde a morte e o inferno, serão lançados eternamente, e isso também é valido para a alma daqueles que não creram que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Hoje temos um corpo e este corpo pode ser composto pelo o Espírito de Deus habita em nós, da nossa carne que foi formada pelo pó e a nossa alma, sendo assim quando morremos podemos dizer então que: Espírito de Deus voltará para Ele, o nosso corpo ao pó voltará e a nossa alma é que será salva e viverá eternamente.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,

sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:23

Então qual é o sentido de nossas vidas aqui neste mundo hoje?

Nós nascemos e morremos para o louvor, honra e glória ao Deus-Todo-Poderoso e não há um sentido melhor do que esse, de saber que a nossa alma terá um lugar reservado no céu junto ao trono de Deus, se pelo mesmo crermos que Jesus é o Filho de Deus e que precisamos ter uma vida guiada por seus mandamentos e decretos.

Os versículos seguintes podem nos ajudar e orientar guardar as nossas almas de irem para morte e o inferno.

Versículos:

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.

Salmos 62:5

Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.

Salmos 86:13

Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)

Salmos 49:15

E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.

Atos 3:23

Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.

Provérbios 23:14

O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. Provérbios 15:32

O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem.

Provérbios 19:8

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;

1 Pedro 2:11

O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá.

Provérbios 19:16

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

Apocalipse 20:14

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem,

e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,

sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:23

Continue o estudo leia as próximas páginas!

« anterior | próximo »

Apocalipse 2 – Segunda Carta à Igreja de Esmirna

Apocalipse 2 – Terceira Carta Igreja Pérgamo – Estudo Bíblico