Arrebatamento No Livro do Apocalipse

arrebatamento no livro do apocalipseO que é o Arrebatamento no Livro de Apocalipse?

Arrebatamento é o efeito ou ação de arrebatar, ou seja, retirar algo repentinamente de um lugar.

O Arrebatamento é um conceito que está presente em algumas interpretações da escatologia cristã, o termo arrebatamento também está presente na interpretação de vários livros bíblicos, mas aqui vamos tratar desse assunto voltado mais para o livro do Apocalipse ou o livro da revelação que foi dada ao apóstolo João sobre o futuro da humanidade.

Logo podemos dizer que o arrebatamento é um conceito que está relacionado com os últimos sete anos que precedem o chamado “Juízo Final de Deus”.

Jesus Cristo – Arrebatamento

O arrebatamento trata-se do momento no qual Jesus Cristo virá para resgatar os salvos para a Nova Jerusalém (a cidade Santa que descerá do céu), e desta forma irá deixar na Terra todos aqueles que não o aceitaram como Senhor e Salvador de suas vidas (almas).

Em outras palavras o arrebatamento é quando Jesus Cristo vai retornar para levar a sua igreja (todos os seguidores de Cristo) da terra.

O Arrebatamento é descrito em 1 Tessalonicenses 4 e  e 1 Coríntios 15.

Arrebatamento Nas Nuvens

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:13-18

 

Arrebatamento Ante a Última Trombeta

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
1 Coríntios 15:50-54

 

Em resumo, é o momento onde os crentes que já morreram serão ressuscitados e juntamente com eles os crentes que ainda estiverem vivos vão se encontrar com o Senhor Jesus Cristo no ar e tudo isso acontecerá em um momento ou como em um piscar de olhos.

Após o Arrebatamento

O livro do Apocalipse deixa claro também que após o arrebatamento, haverá um grande caos na terra durante o período de sete o anos sendo este divido em:

– três anos e meio de falsa paz e três anos e meio de guerras, com o governo do Anticristo (líder político mundial), do falso profeta (líder religioso ecumênico) e da Besta (O deus da religião do futuro).

A Grande Tribulação e o Reino Milenar

Esse período é chamado de Grande Tribulação. Após os sete anos Jesus voltará novamente junto com os salvos para reinar no mundo por mil anos e esse período é conhecido como Reino Milenar.

Após o milênio irá acontecer o Juízo Final e a construção do “novo céu” e da “nova Terra” (Nova Jerusalém), lugar onde não haverá mais dores, tristeza e morte.

Os justos serão salvos e gozarão da vida eterna, a criação será renovada e os maus condenados à eternidade sem Deus, que é o inferno.

Então podemos entender que o arrebatamento é o acontecimento mais glorioso e que devemos esperar por ele ansiosamente, pois quem participar deste momento estará finalmente presenciando a liberdade eterna em relação ao pecado e poderá desfrutar para sempre da presença de Deus.

Outros Arrebatamentos da Bíblia

O Arrebatamento de Elias e Enoque

O Antigo Testamento também se refere ao arrebatamento, no caso de Elias, porém não muito claro acerca do significado deste acontecimento.

Enoque e Elias também foram arrebatados por Deus e subiram vivos ao Céu assim como Jesus Cristo.

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Gênesis 5:24

E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2 Reis 2:11

Arrebatamento de Jesus Cristo

Também Jesus, depois que ressuscitou, subiu ao Céu, enquanto seus discípulos olhavam e os viu subindo ao céu vestido de branco.

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Atos 1:9-11

O Arrebatamento em Espírito

João Foi O Arrebatado em Espírito

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,  – Apocalipse 1.10

Também podemos confirmar que o Apóstolo João foi arrebatado nestes versículos:

Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. Apocalipse  4:1-3

O agir do Espírito Santo

Através destes versículos é possível entender que, se o Espírito Santo não estiver habitando na vida de uma pessoa não será possível ouvir ou contemplar a face Deus.

                  É essencial que sejamos sensíveis à voz e à direção do Espírito Santo.

Que Deus abençoe sua vida em nome de Jesus!

Em Cristo!

Escrito por: Ricardo Luz

 

Se você deseja se aprofundar mais no estudo do livro do Apocalipse sugiro que leia o nosso estudo, este estudo é realizado versículo por versículo, são centenas de páginas que irão abençoar sua vida. Acesse http://www.revelacoesapocalipse.com.br/ – Site Revelações Apocalipse.

CLICK AQUI PARA COMEÇAR O ESTUDO.

Condições de uso:

Os textos do site Revelações Apocalipse podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

 

Leia Também:

 

Apocalipse 7 – A Grande Tribulação é Um Tempo do Julgamento de Deus

Apocalipse 20 – Diabo Satanás é Amarrado Por Mil Anos – Reino Milenar

Apocalipse Segundo Jesus Cristo

Apocalipse 14 – O Anjo com o Evangelho Eterno e o Juízo de Deus – Estudo Bíblico